Sobre o Programa de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (PAPE)
O PAPE-FCM tem como principal objetivo prestar assistência psicológica ao estudante de graduação em medicina, constituindo-se como um lugar institucional para o endereçamento das questões emocionais dos alunos, sejam estas de caráter acadêmico ou pessoal. A atuação do PAPE respeita o princípio de indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, dessa forma, o Programa atua através de atendimentos clínicos, coordenando projetos de extensão, realizando atividades de pesquisa e ações intersetoriais.
Sandra Torres Serra
Coordenadora do PAPE – Programa de Apoio Psicopedagógico ao Estudante
CRP 05/12018Utilizando-se do referencial teórico da psicanálise, o PAPE oferece atendimento clínico a todos os estudantes que procuram o Programa ou são encaminhados por professores, coordenadores ou outros colegas. Os alunos podem solicitar o atendimento comparecendo à sala do PAPE, entrando em contato por email (papefcmuerj@gmail.com) ou respondendo o formulário disponibilizado nas redes sociais (instagram: @papefcmuerj https://linktr.ee/papefcm). O PAPE também realiza busca ativa a partir da solicitação de colegas e professores.
No início de todo ano letivo o PAPE participa da programação da Semana de Recepção aos alunos ingressantes, promovida em parceria com o Centro Acadêmico Alexander Fleming (CASAF). No período de uma manhã durante a Semana de Recepção dos Alunos Ingressantes, o PAPE promove uma dinâmica de grupo com os alunos ingressantes, objetivando promover a integração da turma e iniciar, junto a eles, uma reflexão sobre a escolha pela profissão médica e as expectativas em torno do curso.
No âmbito da Faculdade de Ciências Médicas, o PAPE vem contribuindo para o debate e elaboração de ações de prevenção e promoção da saúde dos estudantes, reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem, bem como a formulação de estratégias para uma política de assistência de qualidade de vida dos discentes.
Além do atendimento clínico oferecido aos alunos, o PAPE coordena e operacionaliza dois Projetos de Extensão, a saber, o “Projeto Mentoria” e o “Projeto PAPE-Pediatria: Fundamentando a práxis médica na humanização do atendimento à criança hospitalizada”.
Os alunos constituem grupos que realizam cerca de 04 reuniões por semestre com um com um professor-mentor, cuja frequência e horário são agendados de acordo com a disponibilidade dos participantes. A proposta é refletir sobre a formação médica em seus aspectos mais amplos, abarcando a vivência social e comunitária, os impasses da clínica, as perspectivas profissionais e o mercado de trabalho. A participação dos alunos é facultativa e os grupos são formados por alunos de diversas séries, sendo o mentor um facilitador dos encontros e promotor das discussões no grupo.
Tem como principal objetivo oferecer aos alunos do segundo ano a oportunidade para a aproximação do paciente pediátrico e sua família, através de sua inserção na Enfermaria de Pediatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Esta aproximação objetiva que o aluno experiencie junto ao paciente e sua família as questões que envolvem o adoecer e suas repercussões subjetivas antes que ele obtenha os conhecimentos técnicos para o exercício da prática clínica. Ao estabelecer vínculos de proximidade com as crianças e seus familiares, os alunos podem deparar-se com questões de diversas ordens. Este projeto é realizado nos dois semestres letivos, cada semestre contando com um grupo de até doze alunos. As questões que emergem nos alunos a partir do contato com os sujeitos internados são trabalhadas no espaço de supervisão semanal oferecido pela equipe, permitindo-lhes elaborar seus efeitos subjetivos.