O Projeto Pedagógico é um instrumento que reflete a proposta educacional da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. É orientado pelas necessidades da saúde da população e concomitantemente busca um ensino centrado no aluno. Inserção precoce dos alunos na prática médica e no ambiente hospitalar:
- Monitorias de anatomia;
- Visitas às clínicas da família na disciplina de Medicina Integral;
- Práticas de histologia em laboratório;
São exemplos de tentativas de tirar o aluno da sala de aula e ao mesmo tempo proporcionar vivência profissional. Para diluir o excesso de informação transmitida pelo ensino bancário (voltado para o professor e para a teoria).
Metodologias de ensino ativas:
- Estudos dirigidos de Bioquímica;
- Seminários do início do 1 período;
- Monitoria de fisiologia; baseada em discussões de questões com os monitores.
Integração entre as disciplinas:
- Sistema didático simultâneo das disciplinas; (abordagem temática simultânea por diferentes disciplinas)
- Histologia + Fisiologia + Anatomia abordam os mesmos fenômenos/regiões do organismo sob suas próprias perspectivas, de modo a proporcionar um estudo contextualizado;
Essa integração disciplinar pode ser aprimorada a partir de um planejamento das disciplinas em conjunto, por meio da integração dos professores e coordenadores.
Repetição programada de conteúdos:
- Tem-se a pretensão de que, no novo currículo, a repetição dos conteúdos programáticos sejam vistos como estratégias de ensino e não mais como objetivos de ensino; esta repetição tem que ser uma estratégia de aprendizado, sob diferentes perspectivas. É interessante, pois o aluno está em constante evolução durante a graduação, ou seja, a mesma matéria é reforçada com uma didática diferente para um aluno mais maduro academicamente.
Já que repetição dos conteúdos é feita sob perspectivas diferentes, ou seja, uma mesma matéria é abordada de maneiras diferentes ao longo da graduação.